A História

Há mais de 140 anos que a Cinco Jotas mantém a produção artesanal e natural de todos os seus produtos, preservando com dedicação as experiências e tradições adquiridas ao longo de gerações.

A casa fundada em 1879, atualmente propriedade do Grupo Osborne, opera em Jabugo, no coração da serra de Aracena, província de Huelva, e é por lá que se criam os porcos de raça ibérica pura, alimentados exclusivamente com bolotas e ervas aromáticas e leguminosas silvestres.

A produção desse jamón é artesanal. O pernil é salgado com sal marinho da Andaluzia. Depois, é lavado e começa a temporada de cura. As peças repousam presas ao teto de caves fechadas nos dias mais húmidos e abertas nos secos. Após 60 meses, são embaladas em vácuo e recebem um selo de controle e rastreamento. As caves mantêm a humidade e a temperatura constantes, conseguindo assim uma cura lenta e natural, onde a natureza é a protagonista.

A região

Jabugo tem um microclima único e privilegiado, ideal para a cura de 100% de presunto ibérico.

Os seus habitantes passaram séculos a dedicar-se à elaboração do autêntico presunto 100% ibérico transmitindo, de geração em geração, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

Localizado no Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche – declarado Reserva da Biosfera de Montado da Serra Morena pela UNESCO. Somente as extraordinárias propriedades desta região possibilitam uma sincronia perfeita entre a criação do porco ibérico e todo o processo de cura até ao controlo de qualidade destes presuntos.

O jÁmon

Com uma textura e sabor extraordinários, os presuntos Cinco Jotas são significado de uma qualidade inquestionável.

Cinco Jotas pode ser considerado como o ex-libris dos presuntos 100% ibéricos.

Um presunto de Porco Preto 100% Ibérico de Cinco Jotas desafia os cinco sentidos: o toque quente ao segurá-lo com os dedos, a textura suculenta e untuosa quando se funde na boca, o cheiro longo e intenso que lembra as bolotas e tomilho e, finalmente, o sabor incrível, que perdura no palato até muito depois de ter sido degustado.

A presença de gordura intramuscular no centro das fatias, permitirá desfrutar ao máximo dos seus matizes. Para sublimar a experiência de degustar um Cinco Jotas é importante que se cortem fatias muito finas, que se derretam na boca. Somente assim se poderá desfrutar desta delicada iguaria.